Secretaria Municipal de Agricultura apresenta ao Prefeito Municipal projeto de Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

No último dia 24 de Abril, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) entregou ao Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o projeto Pró Genética Inseminar Leite para atender a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos.

Segundo Vagner Meira, o Pró Genética Inseminar Leite tem por objetivo promover o melhoramento genético de rebanhos de bovinos de leite por meio da Inseminação Artificial (IA) para a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos.

A reunião de entrega do projeto ocorreu na sede da Prefeitura Municipal, e contou com a presença do Prefeito Municipal e do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira Também estiveram presentes, o Médico Veterinário Lucas Alexandre Vila Donadel, o Técnico em Agropecuária Gleison Guerra Rodrigues, o chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson dos Santos de Andrade e da estagiária de Médica Veterinária Jucimara Mendes de Oliveira.

O projeto apresentado ao Prefeito Municipal, visa a aquisição de equipamentos como Botijão de Nitrogênio, materiais de consumo, insumos e doses de sêmens sexado de reprodutores de bovinos de leite da raça Holandesa, Girolando ¾, Girolando 5/8; Jersey e Gir, para realizar a Inseminação Artificial dos rebanhos leiteiros. O Prefeito Municipal Jamis Silva, afirmou que a Prefeitura Municipal buscará viabilizar recursos financeiros próprios e de emendas parlamentares para dar continuidade e ampliar o projeto de Inseminação Artificial do gado leiteiro da Agricultura Familiar.

O projeto Pró Genética Inseminar Leite faz parte do Programa Municipal Mais Leite, que visa promover o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite no município. Até o momento, o projeto já distribuiu 489 doses de sêmens sexado e convencional, de serviços de diagnóstico de gestação por ultrassonografia e de inseminação artificial em tempo fixo ou de cio natural através de sua equipe técnica e entidades parceiras.

Em 2023, a Prefeitura contratou por processo seletivo, 01 Médico Veterinário, 01 Técnico Agrícola e 01 Estagiário para realizar os serviços de campo voltados ao melhoramento genético do rebanho leiteiras das propriedades rurais da Agricultura Familiar. Após a contratação, a SEFAICO, ofereceu aos mesmo, um curso de qualificação profissional de Inseminação Artificial de Bovinos pelo SENAR/MT, para iniciar os atendimentos aos produtores de leite do município.